terça-feira, 27 de maio de 2008

Refutando a seita Palavra da Fé

Abaixo iremos expor dois versículos bíblicos usados pela referida seita e iremos analisar para ver se eles estão com razão ao assim argumentar:


Isaías 53:04.05 – Esta passagem indica que a cura física durante o espaço de tempo da vida mortal é garantida através da expiação, como alegam os ensinadores da seita Palavra da Fé?

A má interpretação: Isaías 53:04.05 afirma: “Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidade e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidade; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras fomos sarados.” Os ensinadores da seita Palavra da Fé crêem que essa passagem significa que a cura física durante o espaço de tempo de vida mortal é garantida através da expiação. Daí, um verdadeiro crente nunca deveria ficar doente. É responsabilidade do crente tomar posse da cura que está garantida e que foi disponibilizada na expiação. Se ao crente falta a fé ou se estiver em pecado, então essa cura que está disponível é impedida (Hagin, Word of faith, agosto de 1977, pág.9).

Corrigindo a má interpretação: Enquanto a cura física suprema está incluída na expiação (a cura que experimentamos em nossos corpos ressurretos), a cura de nossos corpos enquanto no estado mortal (que antecede a nossa morte e ressurreição) não é garantida na expiação. Além disso, é importante notar que o termo no hebraico empregado para “sarar” (napha) pode se referir não apenas à cura física mas também à cura espiritual. O contexto de Isaías 53.5 indica que a cura espiritual está em foco. O verso 05 diz claramente: “Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, por suas pisaduras, fomos sarados” (v. 5 – as ênfases foras adicionadas). Devido ao fato de “trangressões” e “iniqüidades” darem forma ao contexto, a cura espiritual da miséria do pecado está em foco.
Uma quantidade numerosa de versos nas Escrituras comprova a visão de que a cura física, durante o espaço de tempo da vida mortal não é garantida através da expiação, e que nem sempre a vontade de Deus é curar. O apóstolo Paulo, não pôde curar o problema estomacal de Timóteo (I Tm. 5.23), e também não pode curar Trófimo em Mileto ( 2 Tm. 4.20), ou Epafrodito (Fp 2:25-27). Paulo falou a respeito de uma “fraqueza na carne” que ele teve (Gl 4:13-15). Ele também sofreu “um espinho na carne” o qual Deus permitiu que ele retivesse (2 Co 12.7-9). Deus certamente permitiu que Jô passasse por um período de sofrimento físico (Jô 1.2). Em nenhum desses casos foi declarado que a enfermidade fora causada por pecado ou falta de fé. Nem Paulo ou qualquer das outras pessoas mencionadas agiu como se pensassem que a sua cura estivesse garantida pela expiação. Eles aceitaram a situação e confiaram na graça de Deus para obter sustento. Digno de nota é o fato de que Jesus, em duas ocasiões, disse que as enfermidades seriam para a glória de Deus (Jô 9.3; 11.4).
Outras passagens das Escrituras revelam que os nossos corpos físicos estão continuamente submetidos à fadiga e a várias indisposições. Diz-se que o corpo que cada um de nós atualmente possui é perecível e fraco ( I Co 15.42-44). Paulo disse: “Ainda que o nosso homem exterior se corrompa” (2 Co 15:51-55).

Nota: Ler Mateus 8:16,17 para enriquecimento sobre este tema.




Isaías 53:09 – Jesus morreu espiritualmente na cruz, conforme argumentam os ensinadores da seita Palavra da Fé?

A má interpretação: Os ensinadores da seita Palavra da Fé baseiam sua visão de que Jesus morreu espiritualmente na cruz no texto de Is 53:09: “E puseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca”. Ele tipicamente argumentam que o termo hebraico utilizado para morte nesse verso é plural, o que indicaria que Jesus morreu duas vezes – espiritual e fisicamente. Essa interpretação está correta?

Corrigindo a má interpretação: Os ensinadores da seita Palavra da Fé compreendem mal a natureza do idioma hebraico em relação a esse verso. Enquanto no hebraico o plural frequentemente se refere à pluralidade numérica, o plural também pode ser utilizado para intensificar o significado de uma única palavra. O termo hebraico empregado para “morte” em Isaías 53:09 é o que os gramáticos chamam de plural de intensidade ( ou plural exagerativo, como foi colocado por Keil e Delitzsch, 7.329). Esse tipo de plural não indica que haja mais de uma morte em vista, antes, a morte em questão (que é uma morte física) é particularmente intensa em termos de violência – como tendo que morrer aos poucos. Daí, os ensinadores da seita Palavra da Fé estarem lendo o significado dentro desse verso que na realidade não está lá. Esse verso não pode ser citado para dar suporte à visão de que Jesus tenha morrido duas vezes – tanto física quanto espiritualmente – na cruz.

Fonte – Respostas às seitas, manual popular sobre as interpretações equivocadas das seitas, Norman L. Geisler e Ron Rhodes. Editora CPAD, páginas 130 à 133.

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