Já ví muitas pessoas dizendo “Aleluias”… No início da fé eu também fazia assim. Mas depois que aprendi o correto, até dói o ouvido quando ouço. Segundo alguns ensinos quando se pluraliza o “Aleluia”, associa-se à adoração a diversos deuses. Por isso diga apenas “Aleluia”.
“Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos” (Sl 112:1)
ALELUIA! Essa palavra é conhecida dos fiéis na cristandade. Alguns a clamam constantemente. No entanto, quantos sabem o que ela realmente significa? Trata-se duma palavra hebraica que significa “Louvai a Jah!” ou mais popular: “Deus seja louvado”. É uma aclamação alegre e vigorosa ao Criador.
A palavra “aleluia” aparece com freqüência na Bíblia. Há muitos motivos para louvar a Deus. O Criador e Sustentador do vasto Universo. Salmo 147:4, 5; 148:3-6 Ele originou os ecossistemas que tornam possível a vida na Terra. Salmo 147:8, 9; 148:7-10 E tem um interesse especial pela humanidade.
Aleluia é uma transliteração da palavra hebraica הַלְּלוּיָהּ Halləluya em hebreu padrão ou Halləlûyāh em hebreu tiberiano, que significa “Louvem! Adorem! הַלְּלוּ Deus יָהּ”; ou “Ame הַלְּלוּ o Senhor יָהּ”.
Para a maioria dos cristãos, a palavra “aleluia” é uma palavra de elogio a Deus. O termo é usado 24 vezes na Bíblia Hebraica e 4 vezes na transliteração grega do Apocalipse de João.
A palavra também é usada popularmente no sentido de “finalmente”.
Alguns que entendem Hebraico dizem que a palavra aleluia, já se encontra no plural, na tradução direta do hebraico, nao aceitando ser pluralizada novamente.
Espero ter ajudado.
0 comentários:
Postar um comentário